sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pão Caseirinho




Ingredientes

2 colheres (chá) de fermento biológico seco – veja substituições logo abaixo
1 ovo
3/4 xícara (chá) de leite – veja substituições logo abaixo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente – eu usei um pouco mais
Manteiga ou margarina derretida para pincelar os pãezinhos

Modo de fazer

Misture quase toda a farinha (cerca de 2/3) o fermento biológico seco o sal e o açúcar. Reserve.
Quebre o ovo dentro de uma xícara ou jarra medidora e complete com leite até atingir 240 ml. Misture com um garfo e junte ao recipiente com os ingredientes secos, junte também a manteiga e misture de início com uma colher ou garfo. Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. Com a massa nesse ponto “grudento” é bem mais fácil. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Adicione o restante da farinha enquanto continua a sovar.
Use uma espátula para desgrudar a massa da bancada e sove mais 15 ou 20 minutos. Não deixe a massa muito seca, ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (de 40 a 60 minutos).
Depois de crescida passe a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos no formato desejado. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
Preaqueça o forno por uns 15 minutos antes de assar os pãezinhos assim eles ficarão douradinhos mesmo sem pincelar com ovo ou gema de ovo. Coloque então a assadeira no forno bem quente e asse-os por cerca de 20 minutos.
Retire a assadeira do forno e pincele-os com manteiga ou margarina derretida enquanto ainda estão quentes. Deixe-os sobre uma grade até que esfriem.

Fonte: Blog Cozinha é Poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário